top of page
Buscar

Por que não existe amor à primeira vista?

Atualizado: 10 de abr. de 2022

Com certeza você já ouviu isso em algum lugar ou já presenciou de alguma forma alguém dizer em amor à primeira vista, mas será que ele existe mesmo?






Afinal, existe amor a primeira vista (ou o amor às cegas)?


Definitivamente NÃO!! 😱


Mas não se desesperem.


A paixão é uma EMOÇÃO. Uma reação física rápida a algum estímulo externo. Sabe aquele/a crush que te tira o sono, te faz perder o apetite, deixa seu coração acelerado, toma conta dos seus pensamentos, mãos suando e que você não consegue agir naturalmente na presença dele/a? Difícil encontrar alguém que não fique “todo bobo” e sorrindo para as paredes quando está apaixonado.


Então, a paixão é mais rápida e menos complexa que o amor. Geralmente envolve também as projeções das nossas fantasias sobre o outro, as nossas expectativas. Dorothy Tennov, estudiosa da área, nomeia a paixão como “obsessão romântica” e diz que, cedo ou tarde, seremos chamados a descer das nuvens e colocarmos os pés nos chão. E cá entre nós, ninguém acorda com bom hálito e “dormir de conchinha” não é a posição mais confortável 🤷🏻‍♀️


A medida que vamos percebendo o outro como ele realmente é, defeitos e qualidades, aí sim o amor pode ir entrando em cena. Sendo construído de forma mais consciente e estável.


O amor é um SENTIMENTO complexo que envolve também emoções, como por exemplo a paixão,mas agrega muitas outras. O amor é construído. Exige tempo, esforço e entrega diária para a construção da intimidade do casal e do sentimento amoroso.


Diante disso, talvez exista a PAIXÃO À PRIMEIRA VISTA, e não necessariamente o amor.

 
 
 

댓글


bottom of page